Culinaria Contemporânea

 

A cozinha contemporânea usa-se, portanto, da criatividade para destacar e preservar sabores. Com as técnicas novas, européias clássicas e americanas de diferentes chefes, combina os ingredientes de maneiras diversas e surpreendentes.

Os adeptos da cozinha contemporânea compreendem que degustar é diferente de saciar a fome. Por isso, o ritual da comida tem início na observação da disposição dos pratos à mesa. “A cozinha contemporânea permite isso sendo apresentada em poções para serem degustadas e não saciar a fome simplesmente”, explica. Alguns restaurantes especializados nesse tipo de cozinha, servem o “menu degustação” onde são apresentados vários pratos, propiciando uma viagem contemporânea de sabores. 


 

 

Ingredientes:

1 limão, casca (ralada) e sumo
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de orégãos
½ colher de chá de sal
¼ colher de chá de pimenta preta de moinho
16 tomates Cherry
250 gramas de cogumelos
1 abobora italiana cortada em cubos
1 cebola, cortada em gomos
500 gramas de filet mignon, cortado em 4 pedaços

Preparação:

Em uma grelha de resistência ou o grelhador do forno. Junte a casca de limão ralada, o sumo de limão, o azeite, orégãos, sal e pimenta numa tigela grande. Reserve 2 colheres de sopa da marinada. À marinada restante, junte os tomates, os cogumelos, a abobora e a cebola e misture bem para envolver todos os legumes. Coloque os legumes em 8 mini espetadas. Com a marinada reservada, pincele os bifes de filet mignon e leve ao grelhador, juntamente com as espetadas. Grelhe os bifes por 5 minutos de cada lado e as espetadas por 12 minutos, não se esquecendo de ir virando por todos os lados. Sirva as espetadas com os bifes.

 

Sopa de Abobora  

 

 

 

 

 

 Ingredientes:

300 gramas de purê de abobora
100 ml de leite de coco 
150 ml de água
250 gramas de peito de galinha desfiado
170 gramas de espinafres
2 colheres de chá de sumo de lima (ou limão)
2 colheres de chá de açúcar amarelo
½ colher de sopa de pasta de caril
Sal (q.b.)

Preparação:

Aqueça em lume médio o purê de abobora, o leite de coco e a água numa panela e deixe cozinhar por 10 minutos. Junte a galinha, os espinafres o sumo de lima, a pasta de caril e o sal a gosto e deixe cozinhar por 5 minutos ou até a galinha cozer. Sirva.

Salmão Grelhado com ervas finas  

 

 

 

 

 

 Ingredientes:

Sal marinho e pimenta moída na hora
Azeite extra virgem
2 filés de salmão de cerca de 1.1kg com pele, sem escamas e espinhas
2 limões
1 punhado de manjerona
1 punhado de dill fresco
1 punhado de manjericão fresco
1 punhado de azeitonas-pretas
1 punhado de salsinha

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 200°C.

Corte 5 pedaços de barbante e acomode-os sobre a superfície de trabalho deixando um espaço entre cada um deles. Jogue sal e pimenta sobre a superfície de trabalho e respingue azeite. Deite um filé de salmão com a pele para baixo sobre os barbantes. Jogue mais sal e pimenta sobre o salmão. Depois, usando um ralador fino, rale a casca de um limão e jogue as raspas no salmão. Por cima desta camada, jogue a manjerona, o dill e o manjericão despedaçados e as azeitonas.

Tempere o lado da carne do outro filé de salmão com sal e pimenta e rale por cima o outro limão. Deite um filé por cima do outro com a parte fina de um de encontro com a parte larga do outro. Amarre-os com os barbantes.

Coloque as camadas de peixe numa assadeira untada e espalhe por cima as sobras das ervas. Fatie os dois limões e coloque as rodelas por toda a superfície do salmão. Regue com azeite. Pique, grosseiramente, a salsinha e jogue por cima.

Asse no forno pré-aquecido durante cerca de 20 minutos.